ALFABETIZAÇÃO

Cada vez mais se espera que a escola e os professores ofereçam aos alunos subsídios para se tornarem sujeitos ativos no processo de construção de seus conhecimentos. Para isso, eles precisam ser ensinados a desenvolver habilidades que possibilitem a reflexão e a busca de so-luções para os desafios com que serão confrontados ao longo da vida, sejam eles acadêmicos sociais ou emocionais.

As diretrizes teóricas apresentadas na Base Nacional Comum Curricular 2 balizaram nossa reflexão sobre o aluno que queremos formar e as habilidades necessárias que ele deverá desenvolver ao fim do primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

O letramento e a alfabetização fazem parte do cotidiano da sala de aula e devem ser planejados para que se efetivem de forma significativa. A prática constante de atividades lúdicas favorece o desenvolvimento da habilidade de leitura e a aquisição da escrita; por isso, o planejamento do professor deve contemplar propostas com esse objetivo.

Este ano devido à  pandemia tivemos que nos reinventar e aí como ficaria a alfabetização ?

Como alfabetizar remotamente? Foram inúmeros questionamentos e incertezas que trouxeram  grandes e novos desafios aos gestores, professores e famílias, sendo que o conteúdo escolar tem sido oferecido pela internet.

A alfabetização aconteceu, mesmo distante,  o professor propôs e indicou materiais, jogos, vídeos e atividades que deram continuidade ao processo de alfabetização.

As famílias também contribuíram para o compromisso e engajamento a favor da aprendizagem, um conjunto admirável, sempre junto e presentes neste distanciamento social.

Confiram o vídeo onde os alunos leram as frases que formaram.

Professora Denise dos Santos Ruiz

FONTE: Anglo (Manual do professor)

https://avozdaserra.com.br/noticias/alfabetizar-na-pandemia#

 

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