Atividades para estimular a coordenação motora na infância

– Dedoches
Os dedoches são como fantoches, mas utilizados nos dedos e são ótimas opções para estimular a coordenação motora fina das crianças. É uma atividade onde os pequenos podem criar os seus próprios personagens e depois contar suas histórias, o que aguça a imaginação deles.

– Blocos de montar

Os blocos de montar são uma boa estratégia para estimular a coordenação motora na infância e, dependendo do tamanho das peças, podem até ser utilizados com crianças menores de 3 anos. Além da coordenação motora, eles também contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos pequenos.

– Amarelinha
Outra forma de estimular a coordenação motora grossa é com a amarelinha. Ela é uma brincadeira para que as crianças desenvolvam a capacidade de pular, de se equilibrar pulando em um pé só, de desenvolver consciência corporal e, também, de aprender a trabalhar com regras que são combinadas antes do jogo.

– Pega-varetas
É uma excelente alternativa para estimular a coordenação motora na infância, já que ajuda a treinar o movimento de pinça e a ter força nos dedos para segurar as varetas. Além disso, ela ajuda a desenvolver a paciência das crianças, pois é necessário esperar a vez do próximo e ela também deve observar as varetas antes de tentar pegar alguma.

– Bicicleta, triciclo e patins
Essas atividades ajudam no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora, trabalham o equilíbrio, percepção de espaço e ritmo, além de gastar energia e serem excelentes para a saúde das crianças, diminuindo o sedentarismo e o risco de obesidade infantil.

Fonte texto:
 @cerebro.ativo
Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/creche’>Creche foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *